O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) programou mais um serviço na semana, desta vez em adutora de grande porte, começando na noite desta quinta-feira (14), e se estendendo pela madrugada de sexta-feira (15). Uma ventosa será substituída por um registro na adutora Cascatinha-Catumbi, localizada na rua Fonseca Ramos, 10, bairro Medianeira, Zona Sul).

O abastecimento será interrompido, a partir das 20h de quinta-feira, para os bairros Aparício Borges, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cristal, Belém Velho, Glória, Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis e Vila Nova. A previsão é normalizar durante a sexta-feira, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. Recomenda-se reservar água para uso básico, em função do calor, e porque os trabalhos envolvem canalização de grande porte – de 900 milímetros (90cm) de diâmetro. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.

Normalização do abastecimento 

Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Ebats (Estações de Bombeamento) acumulam nível de água suficiente para bombear, caso contrário os motores queimam.

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e nas pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água 

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.