A Prefeitura de Minas do Leão deu o primeiro passo para a constituição das políticas públicas municipais sobre a proteção dos animais. Nesta quinta-feira, 14, uma reunião, liderada pela prefeita Silvia Lasek, discutiu os encaminhamentos iniciais com pessoas ligadas à causa e que atuam no município.

Durante o encontro, uma série de possibilidades e carências foram levantadas, entre elas a necessidade de se controlar a população de cães da cidade, a logística para as castrações, o controle de zoonoses (as doenças que podem ser transmitidas pelo contato entre o animal e o ser humano), o tratamento para os casos de abandono de animais, o acompanhamento de maus tratos a animais domésticos, os casos de animais soltos nas ruas, entre outras situações.  

Segundo a prefeita, esta foi apenas a primeira reunião para o encaminhamento da pauta, que terá ações durante os quatro anos de gestão. “São políticas públicas que nós precisamos iniciar no município. Hoje há trabalhos feitos de maneira individual. Queremos unir essas pessoas e colocar a prefeitura como agente apoiador da política de atenção aos animais”, comentou a prefeita Silvia. 

O grupo que participou da reunião ficou incumbido de criar uma associação – ou, então, de fortalecer a atuação de uma associação já existente no município para este fim -, pois, segundo a prefeita Silvia, com esta formalização a prefeitura pode auxiliar as ações de maneira mais efetiva. Neste momento, a administração municipal trabalha com a ideia de deixar a cargo da associação a execução das ações, mas com apoio institucional e financeiro da prefeitura. 

Este primeiro encontro ocorreu com um grupo menor, em função da pandemia. Porém, outras lideranças da causa animal no município também deverão estar integradas às ações que serão executadas pela associação com apoio do município.

“Durante a última campanha eleitoral, firmei como proposta do nosso Programa de Governo a atenção aos animais. Vamos nos somar àqueles que já atuam na causa e fazermos uma grande frente de trabalho, organizada, com metas e conscientização das pessoas”, finaliza a prefeita municipal.

Participaram da reunião, além da prefeita Silvia Lasek, o vice-prefeito Vilmar Lobão, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Kern, a responsável pela Vigilância Sanitária, Alesandra Bitencourt, e o grupo formado por Camila Valente, Marta Kolbe, Eliane Gonçalves Ferreira, Giordano Bortolini e José Eron Nunes, sabidamente pessoas que se preocupam e atuam na causa animal em Minas do Leão, de variadas formas.