A vacinação contra a Covid-19 começou nesta quarta-feira, 20, em Minas do Leão. O município recebeu as primeiras 26 doses, encaminhadas pela Coordenadoria Regional de Saúde. 

 

Simbolicamente, foram vacinados cinco profissionais da saúde, incluindo médico, enfermeira, vacinadora, técnica em enfermagem e motorista, no Centro Municipal de Saúde Rosa Maria Oliboni Luiz. Todos eles atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia em Minas do Leão.

A prefeita Silvia Lasek, o vice-prefeito Vilmar Lobão e o secretário de Saúde, Paulo Cesar Nunes, participaram do ato que marcou o início da vacinação no município. 

“É um momento simbólico e de muita alegria. Começamos a enfrentar o coronavírus de outra forma, prevenindo o contágio. Ansiosamente vamos aguardar mais doses para ampliarmos o número de imunizados em Minas do Leão e, por isso, pedimos paciência e colaboração de todos, principalmente para que todos sigamos tomando as medidas de prevenção, com máscara, álcool em gel e distanciamento”, destaca a prefeita Silvia Lasek. 

Neste primeiro momento, seguindo a Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde enviada aos municípios no dia 18 de janeiro, serão vacinados os profissionais da saúde que estão atuando junto aos casos de Covid-19. Na sequência, idosos acima de 75 anos e os demais integrantes da área da saúde. A prefeitura irá comunicar a população sobre como as vacinas serão aplicadas. 

“Nosso planejamento, por enquanto, contempla a vacinação dos idosos em suas casas. No entanto, isso só ocorrerá quando recebermos mais doses, pois aí poderemos ir avançando nos grupos indicados pelo Estado. Faremos o devido comunicado à população sobre quando e como iremos vacinar”, comenta o secretário Paulo Cesar.