Com a chegada de pessoal e equipamentos no início dessa semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu a largada na manhã desta quarta-feira (24) nos trabalhos de escoramento do vão com problema da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. A expectativa da autarquia é finalizar a primeira etapa durante o mês de dezembro.

Neste primeiro momento serão construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou problemas no final de outubro. 

A equipe do DNIT já está executando a escavação das duas estacas que integram o bloco de fundação, que dará sustentação ao primeiro pilar que irá apoiar as vigas existentes da ponte. Todo o serviço está sendo executado in loco com concreto betuminoso. Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.

Em paralelo, técnicos do DNIT, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa de recuperação total da ponte do Fandango para poder liberar a travessia para veículos pesados. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.

Rotas Alternativas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul - Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.

Deixe seu Comentário