A Prefeitura Municipal de São Jerônimo, através da Coordenadoria da Assistência Social, contratou no mês de agosto de 2020, através de processo seletivo, mais uma Assistente Social, já que o quadro desta função estaria em déficit após uma servidora requerer sua aposentadoria.

Luciana Amaral de Oliveira, formada em serviço social, pós-graduada em gestão pública, está alocada na Coordenadoria de Assistência Social, atendendo as demandas pertinentes a Proteção especial, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

- Cabe ressaltar a comunidade que os serviços ofertados no CREAS são diferentes dos disponibilizados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que trata da Proteção Básica. No CREAS é atendida a população que se encontra em risco e vulnerabilidade extrema, preservando o sigilo das ações, atuando especificamente na Violação de Direitos, salienta Werner Menezes responsável pelas atividades também da Proteção Social e Alta Complexidade do Município.

No CREAS, os usuários atendidos se encontram em situação de risco pessoal ou social em que seus direitos foram violados ou ameaçados evidenciando a fragilização ou o rompimento dos vínculos, desse modo a natureza dos serviços é protetiva. O CREAS tem o papel de coordenar, executar e fortalecer a articulação dos serviços assistenciais com as demais políticas públicas e com o sistema Judiciário e Ministério Público. O CREAS fica situado na Rua Luiz Miller Picarelli, 275, no horário das 9h às 16h.