O domingo de votação deve ter chuva forte, raios e até queda de granizo em grande parte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, as temperaturas ficam mais baixas no extremo Sul do RS e amenas no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 20ºC e 31ºC, com cerca de 16 milímetros de chuva previstos.

A formação de uma frente fria deve trazer temporais fortes e chuva volumosa em todo o RS, além de raios e queda de granizo, diz a Climatempo. A chuva deve se concentrar entre o fim da tarde e a noite, com forte intensidade em um período curto de tempo.

Cidades como São Valentim, Três Arroios e Planalto deve ter a maior concentração de chuva no domingo, com cerca de 48 milímetros cada. Já as menores temperaturas devem ser registradas em Pedras Altas, com mínima de 10°C, Pinheiro Machado, com previsão de 11°C, e Canguçu e São José dos Ausentes, que podem chegar a 12°C de mínimas.

Já na segunda-feira (31), o ar polar avança e deve derrubar ainda mais as temperaturas, principalmente na Campanha. Nas demais áreas, principalmente no Norte, a chuva segue forte e com descargas elétricas.

Porto Alegre também deve ter um dia chuvoso, com volumes expressivos. Rajadas de vento com velocidade acima de 70 km/h devem atingir todo o estado, com força mais expressiva na Campanha e na Região Central.

A tendência para os próximos dias é de temperaturas baixas, algo atípico para esta época do ano. Há potencial para geadas no interior gaúcho, especialmente nas áreas mais elevadas da Campanha e da Serra.

Há chance de neve e chuva congelada nas regiões serranas na terça-feira (1°), devido à combinação de temperaturas muito baixas e alta umidade.