Dando buenas me espalho lembrando como está no Livro Agenda Gaúcha 2022, (de edição 2023 já sendo distribuída com a história da Erva-mate e do Chimarrão), que dias, 25 é Internacional do Doador de Sangue; Nacional da Ação de Graças; 27 Mundial da Luta Contra o Câncer; 28 Dia do Soldado Desconhecido;  30 do Estatuto da Terra, do Síndico e do Teólogo. Assim grato a Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre a O LANÇAMENTO DA 2ª ETAPA DA CAVALGADA 200 ANOS DE ANITA GARIBALDI.

Como narrado na história, o casal Garibaldi de relevantes serviços prestados a República Rio-grandense, no ano de 1841 pediram as contas e foram indenizados com 900 cabeças de gado, autorizados a recolherem essa tropa na Estância Curral de Pedras, localizada hoje no munícipio de Rosário do Sul.

 Lá Giusepe, Anita e filho Menotti, ficaram acampadas por vinte dias, recolutando o gado até que partiram rumo a Montevidéu por um trajeto discutido entre os historiadores, pois não existe até o momento provas científica de que caminho seguiram, se por Aceguá, Bagé ou Livramento.
 O certo é que eles foram para Montevidéu, e tropearam por três meses, chegando lá com poucas cabeças de gado e um monte couro, dos animais que morreram ou foram mortos na viagem, que foi o único momento da vida desses heróis de dois mundos, que não estavam em guerra.
 Por tanto os Cavaleiros Farroupilhas, que todos os anos cavalgam em homenagem aos nossos heróis, resolveram fazer uma cavalgada de Rosário a Montevidéu, no provável percurso do passado realizado por essa tropeada, em culto aos 200 anos de Anita, criando mais uma rota de turismo histórico internacional, e saíram em novembro de 2021 para a República Oriental do Uruguai, de Rosário à Santana do Livramento, planejando em 4 etapas cumprirem a missão.
 Assim no dia 24 de novembro, realizaram uma reunião festiva de aniversário pelos 29 anos dos Cavaleiros Farroupilhas e 16 anos do ICF, fazendo o lançamento da 2ª etapa dessa cavalgada, reunindo cavaleiros, cavaleiras, familiares, autoridades e imprensa, no galpão da patronagem do CTG Estância da Azenha, na cidade de Porto Alegre, em grande estilo, ratificando o prosseguimento da marcha de 7 a 11 de dezembro vindouro, quando sairão da Praça Internacional de Riveira até Curtina, distrito de Taquambo, no Uruguai, que apoia o feito pelo Consulado Geral do país no Rio Grande do Sul, pela notável Consul Dra. Liliane Buonomo, que ajojou na façanha o Ministério do Turismo Uruguaio.
Segundo o presidente do ICF, Sr. João Antônio Fagundes de Abreu, que veio de Uruguaiana com outros cavaleiros para esse evento, se Deus quiser no ano que vem, será concluída a grande homenagem na capital uruguaia com desfile na cidade e encerramento na casa aonde viveram Giosepe e Anita Garibaldi. 
 Para pensar: De nada adiantaria a história se não for contada e repassada as gerações!   

Deixe seu Comentário