O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS; foto) disse, nesta quarta-feira (30), que o país já passa por um processo de ruptura institucional devido ao que considerou uma ação excessiva do Judiciário. O parlamentar, autor do pedido da CPI do abuso de autoridade, falou durante audiência da pública da Comissão de Transparência do Senado Federal.
“Se nós como parlamentares não pudermos nos debruçar sobre isso, para que mesmo nós servimos?”, questionou Van Hattem durante sua fala na comissão. “Essa corte que nós vemos no Brasil já está fechando o Congresso Nacional.”
E ainda creditou parte da culpa ao próprio Congresso Nacional. “Temos de admitir que estamos mal e muito mal na fita. Nós aqui como parlamentares falhamos”, criticou Van Hattem. “É por isso que já não podemos dizer que já vivemos numa democracia plena no Brasil. A ruptura já aconteceu. Onde já se viu um parlamentar ter medo de se manifestar?” Aos senadores, ele disse não existir “desculpa para não começar os trabalhos [da CPI] imediatamente na Câmara dos Deputados” e até sugeriu transformar a investigação em CPMI, com a participação de senadores, para driblar um suposto limite no número simultâneo de comissões na Casa.

Deixe seu Comentário