A Polícia Civil indiciou o gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O homem é suspeito de desviar dinheiro do saque-aniversário do FGTS de correntistas, entre eles atletas de Grêmio e Inter. Ele responderá pelo crime de peculato, que ocorre quando há uso de cargo para desvio de valores ou bens para benefício próprio ou de terceiros. Em caso de condenação, a pena prevista é de dois a 12 anos de prisão, além de multa.

Em nota, a Caixa informou que "atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações” e que “foi instaurado processo de apuração de responsabilidade disciplinar e civil".

O inquérito policial foi concluído nesta semana. De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, foram identificadas 60 vítimas, mas é possível que haja mais. Na relação de correntistas lesados, há jogadores de futebol que atuam em clubes do Brasil, Grécia, Portugal, Arábia Saudita, entre outros.

Conforme a apuração policial, o funcionário já estava desviando os valores há alguns meses. Os saques eram viabilizados através da emissão de um código. Os valores nunca ultrapassavam R$ 1 mil para não chamar a atenção do banco e dos clientes, aponta a investigação.

O inquério foi instaurado a partir da movimentação incomum em uma agência de Gravataí, também na Região Metropolitana, município em que reside o gerente. De acordo com o delegado, também há registro de saques em unidades de Porto Alegre.
O homem foi preso em flagrante em dezembro. No momento da abordagem, ele havia acabado de realizar alguns saques, totalizando R$ 5 mil. O dinheiro estava nos bolsos dos ternos.

O gerente foi solto após a Justiça determinar a liberação dele mediante medidas de restrição.