Buenas e me espalho! Bem como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023 (que nesta 20ª edição revela a história da erva-mate e do chimarrão), informo que: Dia 28 é da Educação e da Sogra; 29 da Mundial das Associações Cristã Femininas; 30 do Ferroviário e Nacional da Mulher; No 1º de maio é da Literatura Brasileira, do Trabalho e Internacional dos Trabalhadores; Dia 2 é Nacional do Ex-combatente; o 3 do Parlamento, do Sertanejo, do Sol e Mundial da Liberdade de Imprensa e o 4 do Trabalhador da Construção Pesada. Assim agradecido a Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre O DIA MUNDIAL DOS ESCOTEIROS!

 

Começo cultuando o Hino dos Escoteiros do Brasil, uma joia de letra e música, que inicia assim: “Rataplan do arrebol, escoteiros vede a luz; Rataplan olhai o sol do Brasil que nós conduz...!” Sugiro abrirem no Goggle e lerem essa letra, é curta e linda, inclusive peço quem souber o nome do autor ou autores, me informe, pois o Benvenuto Cellini, dado como tal, foi um artista renascentista, escultor que viveu em 1500 quando o escotismo não existia!

 

Toda via a obra do movimento escoteiro, foi do não menos inspirado ex-general britânico Robert Baden-Powell, que em 1907 fundou o escotismo, tendo como fundamento o foco educacional de jovens, através de técnicas militares de sobrevivência e convívio harmonioso no meio ambiente, induzindo o escoteiro ter deveres: para com Deus, com os indivíduos e para consigo mesmo. A filosofia escotista é algo notável, que todos deveriam ter noção, estudar, para que no tempo se tivesse uma sociedade adulta mais saudável moralmente, formada por cidadãos ligados ao bem, principalmente na esfera política que se tem mostrado o lugar do atraso de tudo, patrocinando o progresso material de inúteis.

 

O primeiro acampamento escoteiro aconteceu em 1º de agosto de 1907, na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e França, com 20 meninos liderados por Baden-Powell. Dizem que dentre os 20 guris escolhidos para esse evento histórico, tinha um brasileiro, filho de um oficial da Marinha do Brasil. Não duvido disso pois 3 anos depois do acampamento britânico, o escotismo chegou ao Brasil, pelo Rio de Janeiro, sendo fundado a primeira tropa escoteira do país, justamente por oficias da marinha que visitaram a Inglaterra em 1097, em instrução a bordo do velho Minas Gerais. Certo é que a força do escotismo logo ganhou o mundo, chegando ao Sul do Brasil em 1913, seis anos depois da fundação inglesa, quando os alemães da SOGIPA criaram em Porto Alegre o Grupo Escoteiro Georg Black, que está ativo initerruptamente há 110 anos.

 

Eu fui escoteiro da Tropa Caio Viana Martins, fundada em Uruguaiana na década de 1950, onde meus pais foram chefes, (Dorotéo Oliveira de Abreu, dos escoteiros e Cecília Fagundes de Abreu, das bandeirantes). Muito me orgulho de ter sido lobinho, escoteiro júnior e sênior desse grupo, inclusive ocupando cargo como primo de matilha e monitor de patrulha. Assim saúdo todos os escoteiros pelo nosso dia, porque: “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!”.

E com sagrado respeito, homenageio fundadores de todos o grupos, em especial aos chefes do nosso tempo de guri, pela Aquelá Maria do Horto, pelos chefes Roberto Motta, Pito, Fantti, José Pedro Goulart, dirigindo-lhes eterno preito de gratidão, pelos ensinamentos, por exemplo da Lei Escoteira, que oferto ao nobre leitor saber e seguir que: Escoteiro é honrado e digno de confiança; É leal; Está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação; É amigo de todos e irmão dos demais escoteiros; É cortês; É bom para os animais e as plantas.

Para pensar:  Ninguém precisa ter muito para ser gente, basta a consciência de mundo do tipo escoteiro, para se viver em paz, na luz divina do Grande Chefe Geral. Sempre Alerta!  

Deixe seu Comentário