O projeto 023/2023 que trata das questões relacionadas ao lixo industrial, entrou na pauta das reuniões da Câmara de Vereadores de Minas do Leão.

 Diferente de Butiá, onde o projeto de lei que trata do mesmo tema foi aprovado na “surdina” e em regime de urgência, em Minas do Leão a situação é bem diferente. Na sessão de segunda-feira, 19, o projeto entrou na pauta e foi pedido vistas pelo vereador Dilon Oliveira, mesmo partido da prefeita Silvia Lasek, para que os vereadores tenham mais tempo para analisar o referido projeto.

Além disto, já foi acordado entre os legisladores da cidade vizinha, que nas próximas duas semanas, os líderes das bancadas do PDT e do PSDB, também pediram vistas o que dará um prazo de mais três semanas para que os vereadores possam analisar os prós e contras.

Em Butiá, a população, em sua maioria, nem sabe o que foi aprovado. No entanto os vereadores se eximiram de assumir suas funções, com exceção de Fernando Lopes e Adão Cleiton, que se posicionaram contra. Em resumo, em Butiá está liberado para instalação de Usina de Lixo, inclusive tóxico, pois as barreiras que existiam na Lei Orgânica, foram derrubadas em manobras do executivo/legislativo de Butiá.

A população que terá que conviver com o lixo industrial de qualquer cidade gaúcha, se quer foi ouvida. O executivo, como tem se tornado praxe nos últimos anos, faz uso de todo e qualquer expediente para evitar que a comunidade saiba o que é discutido e tratado na Casa do Povo, onde tem maioria. Todos os projetos de origem do executivo são aprovados, muitas vezes sem qualquer discussão. 

Deixe seu Comentário