Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023 (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: o Dia 14 é da Liberdade de Pensamento, do Doente, do Propagandista de laboratório e Mundial do Hospital; Dia 15 Internacional do Homem e Nacional dos Clubes; Dia 16 do Comerciante; Dia 17 da Proteção às Florestas; Dia 18 Mundial dos Veteranos de Guerra e Nacional do Trovador; Dia 19 da Caridade e do Futebol; Dia 20 do Amigo, Internacional da Amizade, Pan-americano do Engenheiro e do Revendedor de Petróleo e Derivados.  Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre A LIBERDADE.

 

Das tantas obras musicais que cantam a liberdade, tem uma que diz, que essa não tem preço e não se vende, eu acho isso mesmo, todavia passamos um período nunca antes visto neste país, o cerceamento de tudo e de todos que ousam ter a liberdade de bradar a verdade.

 

Examinando alguns conceitos de liberdade, encontramos que se trata de um grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. Outro diz, que é um conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado, que promulga leis garantindo ao cidadão a liberdade de exercer sua vontade dentro dos limites da lei. Como o livre-arbítrio que Deus nos dá, mas nos cobrará os erros! 

 

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia. Que o conceito moderno de liberdade política tem suas origens nos conceitos gregos de liberdade e escravidão. Ser livre, para os gregos, não era ter um mestre, e sim ser independente dele (viver como melhor gostaria). Esse era o conceito grego original de liberdade.

 

Sinto que a liberdade absoluta não existe, nem na terra, nem no céu, porque aqui na terra estamos presos as leis das políticas e no céu pelas leis de Deus. Logo temos uma liberdade vigiada pelas leis, estamos livre para fazer o que quisermos, mas aguentar as consequências dos erros, tanto na vida material quando ou mais na vida espiritual, pelas leis incorruptíveis de Deus. Já na dos homens, vislumbramos crivadas de cruzes!  

 

Qualquer civilizado, sabe mesmo que não devemos fazer para outrem o que não queremos que fação para nós, esse é o real sentido de liberdade no universo. Embora haja por aí gente nos altos escalões da República, tramando o direito de promulgar leis na margem do limite constitucional, gerando obrigações para os outros e não para todos. O que quer dizer isso, (é ordem para eles e não para mim que sou a lei), o que nos revela o espírito ditatorial da autoridade.      

 

E o que mais me indigna é que tem gente dita inteligente, que escora essas iniciativas e creio, por dois motivos: 1) Isso não é para mim; 2) Eu não sofrerei com essa demanda. Quem são esses? Os donos da mídia, dos bancos e alguns envolvidos em conhecidos escândalos, inconcebíveis, mas amainados pelos donos da lei. Gente, despertem, estamos voltando a idade das trevas, quando nos séculos XV e XVI, os humanistas afirmavam haver ocorrido na Europa um retrocesso social, artístico, intelectual, filosófico e institucional. Amigos qualquer semelhança ao que está posto no Brasil, não é mera coincidência. ACORDEM!   

 

Para pensar: Há cem anos em 1923, o Leão do Caverá, exclamou: “Queremos leis que governem homens e não homens que governem leis!”, “Por isso é que peleamos!”. E foi por isso mesmo que Honório Lemes passou a ser chamado de Tropeiro da Liberdade. E por falta de Tropeiro, estão castrando nossa Liberdade!  

Deixe seu Comentário