De tempos em tempos aparecem algumas expressões que rapidamente se grudam no nosso dia a dia, viram memes e por aí vai. Abusamos da palavra até que seu significado seja muitas vezes banalizado. Agora tenho visto discutirem sobre a positividade tóxica. Tóxico me fazia lembrar aqueles produtos com o símbolo da caveira junto ao alerta de perigo em vermelho, ou da forma engraçada ao falarmos pronunciando o som do “x” e não do “ks”. 


Mas, com relação à positividade tóxica, a própria expressão já me causou certa contrariedade, pois como podem ter dado à positividade uma roupagem negativa? Não tenho nenhuma propriedade para adentrar no viés psicológico/subjetivo da questão, contudo, ao ouvir uma crítica parei a pensar sobre o assunto e do modo como algo aparentemente simples pode nos causar tanta dor de cabeça desnecessária. 


Explico. Há muito conteúdo disponível realmente, sobre qualquer coisa que queiramos ver. Para emagrecer, ganhar massa, estudar, meditar, sermos mais felizes ou, na maioria das vezes apenas bobagens que nos distraiam por alguns minutos ou horas a depender da nossa disposição. Concordo que ninguém é obrigado a ser feliz e positivo todos os dias, porém, se alguém quiser todos os dias lançar um conteúdo sobre como ser mais afirmativo, confiante e feliz, isso não deveria nos afetar, afinal não somos coagidos a assistir ao que não nos interessa. 


Vejo muitas questões importantes sendo deixadas de lado porque se transformam em discussões infinitas, cujo debate se torna negativo e acaba cansando as pessoas. Nesse caso, da positividade, o coitado do indivíduo só queria alegrar aos demais. O discurso servirá para alguns, para outros não passará de bobagem e o além disso seria realmente necessário? Quem sabe precisamos ser só mais seletivos e pronto. Há muito na vida que independe da nossa aprovação ou de razão. Sigamos sem pensar demasiadamente.  

Deixe seu Comentário