Buenas, e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023 (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: o Dia 23 é do Guarda Rodoviário; Dia 25: do Colono, Nacional do Escritor, do Motorista e dos Viajantes; Dia 26 dos Avós; Dia 27 do Despachante, do Motociclista, do Pediatra e Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, O invoco para dizer sobre o DIA do ESCRITOR(a).

 

No mundo das artes, encontramos diversas manifestações fruto da inspiração, força invisível que toma conta de um indivíduo dotado em dar visibilidade à um sentimento, pelo seu talento artístico. Logo, o escritor é um artista que se expressa através das palavras, revelando pela escrita seu momento sublime de contato com o plano que lhe derrama informações, nesse estado criativo consciente, transmitindo um conto, uma estória. Não diferente, quando descrevendo uma história, que além do conhecimento, descreve fatos reais.

 

Os primeiros escritores da era deste mundo em que vivemos, surgiram na Suméria há 3,5 mil anos antes de Cristo e pelo tempo, a escrita evoluiu vindo até nossos dias, dando cria à vários escritores que lastrearam nossa cultura, e naturalmente oferecendo temas para outras artes.    

 

No Brasil contemporâneo, surgiram notáveis escritores, como Monteiro Lobato, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Jorge Amado, Cecília Meireles, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Mário Quintana, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo, dentre tantos outros talentos.  Por esses escritores, no dia 25 de julho de 1960, foi criado o Dia do Escritor, em reverência aos do passado e do presente, que por seus textos diversos, nos ocupam sadiamente e nos ensinam.

 

Esse dia nasceu pela iniciativa da União Brasileira de Escritores, para chamar à atenção da importante profissão dos que pela palavra escrita, instruem a sociedade. No ponto de vista prático, os escritores não são valorizados materialmente, tendo por exemplo, seus direitos autorais nem sempre respeitados.

 

Essa profissão é fundamental ao desenvolvimento da cultura, ciência e memória de um povo, mesmo assim, os escritores sofrem pela desvalorização sistêmica material. Seguem escrevendo, lidos e mal remunerados.  À termos consciência da alma de quem escreve, copio algumas frases desses magos da “pena” ao computador.

 

Para pensar:

“A escrita é um dos processos mais avançados da mente humana. É a maneira como as pessoas se comunicam, se expressam, deixam legados”. (Ana Miranda); “Ninguém pode apagar as palavras que eu escrevi”. (Carolina Maria de Jesus); “Escrever é estar no extremo de si mesmo”. (João Cabral de Melo Neto); “Escrevo. E pronto. / Escrevo porque preciso / preciso porque estou tonto. / Ninguém tem nada com isso”. (Paulo Leminski); “Escrevendo, descubro sempre um novo pedaço de infinito. Vivo no infinito; o momento não conta”. (João Guimarães Rosa).

Deixe seu Comentário