Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: o Dia 04 é do Padre; Dia 05 Nacional da Saúde; Dia 08 do Pároco e Dia 9 dos Povos Indígenas. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre Os Povos Indígenas.

É muito triste vermos nos meios urbanos e nas encostas das estradas, a miserabilidade de indígenas mendigando uma moeda ou ofertando algum produto, com filhos no colo, vitimizando-se, em um processo inaceitável da perda de dignidade.

Mas isso acontece por vários motivos, primeiro pela ineficiência histórica governamental desse tema, que deixa ONGS explorarem os nativos, corrompendo-os em todos os sentidos, ao invés de tratar do tema com sabedoria e não esperteza, de um Estado que cobra caro da sociedade os impostos e faz de conta que bem administra. A prova é que se assim fosse, não haveria indígenas nessas condições relatadas que são reais, só não vê quem não quer. Silvícolas que quisessem sair de suas aldeias para viverem na urbanidade, deveriam ser bem recebidos e integrados na sociedade moderna, dita civilizada, programaticamente e não dá forma que agem.

Todavia o governo embora tenha o controle das forças armadas, das policiais, prefere agora implantar uma tal Guarda Nacional, com desculpa de defender prédios públicos, quando a defesa e´ deles próprios, de imagináveis agitações populares e badernas que só aconteciam no país quando a esquerda não era poder. E atenção, era permitido, (mas eles querem proibir que o povo proteste, mesmo que ordeiramente como foi em Brasília, que já está mais do que comprovado, que os baderneiros foram planejadamente implantados na manifestação cívica, contra o abuso político inconstitucional nos três poderes), que prenderam cidadãos de bem e inocentes.

Esse desgoverno não está ne aí para os índios gaudérios pedidos nas cidades, pois se tivessem já teriam aplicado um plano eficiente na solução desse gravíssimo problema, muito mais importante e necessário resolver, do que criar uma Guarda Nacional, de agentes civis de objetivo nitidamente opressor, das liberdades democráticas, copiando as republiquetas vizinhas que implantaram ditaduras populistas, castristas, nazistas.

Pepeu Gomes e a Baby Consuelo, já cantaram que “todo o dia é dia de índio” e é, basta estudarmos o General Rondon, que foi o brasileiro mais consciente sobre esse tema e nos deixou vários caminhos a tratar desse fim, mas está esquecido, não interessa.

No dia 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU), dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Enquanto isso o nosso governo pensa em suas garantias, contra o povo que paga as absurdas contas que gera, (tendo já promovido um défice acumulado no primeiro semestre do ano, de R$ 41,9 bilhões, ante o superávit de R$ 59 bilhões no mesmo período de 2022), e os indígenas que morram de frio e fome bem perto da fonte!

Para pensar: Todo governo autoritário sem moral, age primeiro pensando em sua própria segurança, do que na do povo e da Nação!

Deixe seu Comentário