A chuva retornou ao Rio Grande do Sul e deve marcar presença ao longo de toda a semana, de acordo com meteorologistas. Após um fim de semana ensolarado e com temperaturas passando dos 30ºC em diversas regiões, a instabilidade chegou à diversos pontos da metade sul do território gaúcho ainda no domingo (17) e se espalhará pelo estado a partir das primeiras horas da segunda-feira (18).

Segundo a Climatempo, a circulação de ventos favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do RS já a partir da noite deste domingo. As pancadas de chuva, porém, foram isoladas e não apresentaram grande acumulado.

O cenário piorou a partir das primeiras horas desta segunda, após uma frente fria passar pelo litoral gaúcho. Alertas divulgados pela Defesa Civil estadual e pelo Instituto Nacional de Meteorologia colocaram praticamente todo o Sul, a Campanha e boa parte da Fronteira Oeste sob risco de chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento até a tarde desta segunda.

Municípios da Fronteira Oeste, como Alegrete e Barra do Quaraí, podem registrar mais de 70 milímetros de chuva apenas nesta segunda. Na Campanha, a expectativa é de que Bagé tenha um acumulado de 54 milímetros. Na Região Metropolitana e no Norte do estado, as pancadas devem ser de menor intensidade.

A instabilidade seguirá ao longo da semana. Na terça-feira (19), a Climatempo aponta que o estado continuará sob influência de uma área de alta pressão sobre o Oceano Atlântico que acontecerá paralelamente à uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Como resultado, regiões como a Central e a Fronteira Oeste terão chuvas de moderadas a fortes, mas a Região Metropolitana seguirá tendo pancadas mais fracas de chuva.

No feriado de 20 de setembro, o tempo seguirá instável em todas as regiões, mas com pancadas de chuva de menor intensidade no território gaúcho – a expectativa é de que os acumulados não ultrapassem os 20 milímetros em praticamente todo estado. No Vale do Taquari, região mais atingida pelas enchentes de setembro, a expectativa é de que chova em torno de 75 milímetros até a quarta-feira (20), cerca de 40% da média histórica para o mês.

Já na quinta-feira (21), de acordo com a Climatempo, uma nova frente fria será formada, dando novo fôlego às precipitações em todos os pontos do RS, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Climatempo também aponta que, devido à atuação de um bloqueio atmosférico, frentes frias terão muita dificuldade em deixar o território gaúcho. Assim, os demais estados brasileiros terão um período de muito calor e persistência de tempo ensolarado. Em áreas como o interior de Santa Catarina e o Paraná, por exemplo, a onda de calor será muito intensa e há expectativa de que os dias mais quentes ocorram no próximo fim de semana.

No RS, as temperaturas não serão tão elevadas quanto no último fim de semana. Em Porto Alegre, onde a média histórica de temperaturas máximas para setembro é de 22,8ºC, a temperatura pode chegar a 29ºC na quarta-feira. No Norte do estado e em pontos da Serra, as temperaturas tendem a bater os 30ºC ainda nesta segunda-feira.

O acúmulo de chuvas traz alerta para risco de inundações gradativas com elevação dos rios principais e alagamentos onde a chuva for intensa (volume elevado em pouco tempo), especialmente devido aos níveis ainda elevados dos rios e os solos saturados na maioria das regiões já afetadas pelas inundações anteriores.

Deixe seu Comentário