Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: Dia 22 é da Juventude do Brasil; 23 do Soldador; 24 Mundial do Coração; 25 do Rádio; 26 do Técnico Agropecuário; 27 da Música Popular Brasileiro, do Cantor e Mundial do Turismo. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre: A SEMANA FARROUPILHA 2023!
 
Desde de que foi instituída a SEMANA FARROUPILHA, graças aos magníficos criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, (Paixão Cortes, Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva), os eventos em torno dessa data se multiplicaram e o povo foi naturalmente aderindo de forma espetacular o sentido cívico e cultural das manifestações farrapas.
 
Me agrada muito dizer que festejamos uma revolução que virou guerra e que não teve fim. A revolução iniciou em setembro de 1835 e no ano seguinte virou guerra, porque, deixou de ser uma revolta do povo contra seu governo e passou ser uma peleia entre dois países, o Império do Brasil e a República Rio-grandense, uma guerra que disputa território.
 
Hoje os 497 municípios gaúchos se movimentaram em torno dos ideais farroupilhas, gentes de todas as idades ostentaram as pilchas, o canto, o amor a terra gaúcha e brasileira, com certeza, esperançosos de que a sombra ante republicana e democrática, que paira em nosso país se dissipe, e voltemos a crescer material e espiritualmente.  
 
Mais incrível foi esta Semana Farroupilha com os manifestos, em vários recantos do planeta, vindos impregnados de nativismo, sentimento esse que revela a força atávica dos que pelearam e morreram para que sejamos livres, e por isso honrosos seguiremos o lema de LIBERDADE, IGUALDADE E HUMANIDADE, expressa na bandeira de todos os gaúchos e gaúchas!
 
Neste 2023 os festejos foram muito mais ardentes por dentro do que por fora, vindos por consciência e sabedoria que os farroupilhas sabiam aonde queriam chegar e chegaram, criando a primeira república na América do Sul, que mais tarde inspirou a república brasileira, derrotando a monarquia, como fora derrotada na França.
 
Pois ninguém ataca um tufão, ninguém segura a tormenta, tanto puxa que arrebenta o jugo totalitário, vai acabar o calvário, e antes do clarear do dia, a justiça dará cria do ventre da liberdade, desta guerra que não tem fim!
 
Para pensar: Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo sim, por isso está na hora de nos levantarmos contra a tirania vigente.  

Deixe seu Comentário