Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (na 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: Em outubro, Dia 20 é da Comunidade e do Arquivista; Dia 21 do Contato Publicitário; Dia 22 do Paraquedista; Dia 23 da Aviação e do Aviador; Dia 24 das Nações Unidas; Dia 25 da Construção Civil, da Democracia, Nacional do Dentista, do Sapateiro; Dia 26 do Trabalhador da Construção Civil. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre: OKTOBERFEST

Essa tradição festiva, se iniciou na Alemanha, no ano de 1810, em Munique, quando o Rei Luis I, convidou toda a cidade para a festa popular de seu casamento. Em homenagem a noiva, Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen, além da festa o Rei Bávaro, deu o nome do lugar do evento de parque Theresienwiese, existente até hoje e que ficou famoso mundialmente.

 O evento inicial foi tão bem sucedido e quisto, que no ano seguinte repetiu-se, conquistando a Alemanha e logo a EUROPA, tanto que desde 1872 a festa de outubro, se inicia ao meio dia do primeiro sábado, sempre depois do dia 15 de setembro e termina, no primeiro domingo de outubro. Nos primeiros anos, o ponto alto da festa, era a corrida de cavalos do encerramento, com a presença da família real da Baviera.    

 O fato é que para aonde migraram alemães no mundo, acontece Oktoberfest, primeiro era de forma restrita, nos clubes da etnia germânica, depois foi se popularizando, como aconteceu no Brasil a partir de 1978, quando Itapiranga em SC, realizou sua primeira edição.  Toda via, muito antes disso, a SOGIPA em Porto Alegre, desde 1911, já realizava sua festa de outubro, para seus associados, sendo historicamente essa a primeira Oktoberfest do Brasil. 

 Com o passar do tempo, várias cidades brasileiras passaram anunciar seus eventos, não mais somente para promoção cultural étnica germânica, mais como apelo turístico.  E foi assim que na década de 1980 em diante, surgiram no Brasil, oktoberfests em vários estados e cidades, por exemplo: No Rio Grande do Sul nas cidades de (Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Lagoa dos Três Cantos, Cerro Largo, São Lourenço do Sul, Frederico Westphalen, Alpestre, Condor,  Maratá e Santa Rosa); Em Santa Catarina nas cidades de (Blumenau, Chapecó, Lages, Criciúma, Joaçaba, Camboriú e Mafra); No Paraná nas cidades de (Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, São Jorge d’Oeste, Rolândia e Pato Bragado); Em São Paulo, na capital em vários bairros, por exemplo no Ibirapuera, sendo em SP o único lugar no Brasil, que oferece as mesmas cervejas servidas na Alemanha; No Mato Grosso nas cidades de (Rondonópolis e Cuiabá); Em Pernambuco nas cidades de (Recife e Olinda); No Ceará em Guaramiranga e no Rio de Janeiro na capital, na Marina da Glória.

 Assim, o maior festival de outubro no mundo, ainda é a tradicional festa de Munique na Alemanha, no Brasil é a de Blumenau, também considerada a segunda maior Oktoberfest do mundo, seguido por Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, como a segunda do Brasil e a terceira maior festa do gênero no planeta.

 Para pensar: Quem canta e dança os males espanta, mas que vai numa Oktoberfest, os males são exorcizados com a ajuda da cerveja e do chope, uns males demoram um ano para voltar outros nunca mais.     

Deixe seu Comentário