Buenas e me espalho! E como consta no Livro Agenda Gaúcha 2023, (nesta 20ª edição contando a história da erva-mate e do chimarrão), informamos que: Dia 04 de novembro é o Dia

do Escoteiro do Brasil; Dia 05 do Cinema Brasileiro, do Designer, da Ciência e Cultura, do Escrivão de Polícia, do Técnico Agrícola e de Eletrônica, Nacional da Cultua, da Língua Portuguesa e do Radioamador; Dia 08 do Radiologista e Mundial do Urbanismo; Dia 09 do Manequim e do Hoteleiro. Assim, agradecendo à Deus por escrever e ser lido, o invoco para dizer sobre: O ESCOTEIRO BRASILEIRO!

 

O escotismo no mundo foi iniciado na Inglaterra com o pioneiro acampamento do dia 1º. de agosto de 1907, chefiado por Robert Baden Powell, o primeiro escoteiro do mundo. Seu ideal foi tão bem aceito que logo espalhou-se no planeta, tanto que o escotismo é exercido atualmente em 216 países, acolhendo um contingente de mais de 50 milhões de jovens.

 

No Brasil o movimento chegou em 17 de abril de 1910, trazido por oficiais marinheiros que estiveram na Inglaterra, e lá conheceram a nova movimentação cívica escotista, trazendo esse ideal para o Brasil, com seus fundamentos e uniformes, com isso, implantando sua prática no Rio de Janeiro,  tendo como primeiro escoteiro brasileiro, o jovem Aurélio Azevedo Marques.

 

A primeira entidade escoteira de fato no Brasil, batizada de Associação Brasileira de Escoteiros, foi criada em 29 de novembro de 1914, em São Paulo, pelos fundadores Mário Sérgio Cardim (professor, advogado, escritor, atleta, inspetor de ensino, autor do guia do futebol), Júlio de Mesquita (jornalista, proprietário do jornal Estado de São Paulo) e nada mais nada menos que Olavo Bilac, (jornalista, poeta, escritor, professor, autor do hino da bandeira).

 

Dessa investida o escotismo criou corpo no país, até que em 4 de novembro de 1924, fundou-se a UEB – União dos Escoteiros do Brasil, que congrega modernamente 107 mil escoteiros, marca que da uma média de 4 mil integrantes por estado, sendo preparados moral e intelectualmente nas sábias lições produzidas por seu fundador.

 

No Rio Grande do Sul, reside na SOGIPA o grupo escoteiro mais antigo do Brasil em atividade, que tem como seu patrono Jorge Black, seguidor dos princípios dessa movimentação do bem, altruísta, que propõe a juventude desenvolvimento de caráter, baseado na honra, na vida em liberdade, do cuidado para com a natureza, priorizando um sistemas de valores, criador de líderes que trabalham em equipe, tornando-se na sociedade, um exemplo de fraternidade, lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina.         

 

Portanto a máxima de que quanto mais escoteiros melhores cidadãos é uma verdade irrefutável, tanto que muitas das personalidades masculinas de destaque municipal, estadual, nacional e no mundo a serviço do bem, foram escoteiros. Como exemplo aqui, chamo a imagem do criador do Movimento Tradicionalista Gaúcho, João Carlos D’avila Paixão Cortes, bem como seu parceiro Glaucos Saraiva, ex-chefe escoteiro, dentre outros tantos.

  

Para pensar: Enquanto os chamados de conservadores, pregam a luz, porque cultuam os bons costumes, os chamados progressistas pregam as trevas, promovendo os vícios humanos. Por isso todos devemos estar como um escoteiro, SEMPRE ALERTA! 

Deixe seu Comentário